O título do Campeonato Brasileiro foi decidido antes da última rodada, mas nem por isso faltaram emoções nos nove jogos disputados neste domingo (11) por todo o País.
Além das muitas homenagens à Chapecoense, que não entrou em campo para encarar o Atlético-MG por causa do acidente fatal que vitimou praticamente todo o elenco do time catarinense, a briga por vagas na Libertadores e para fugir do rebaixamento levou as torcidas à loucura.
A luta por uma vaga no torneio continental foi cruel com o Corinthians, que abriu o placar diante do Cruzeiro logo aos 4 minutos com Guilherme, e ficou novamente à frente da Raposa quando Marlone, no segundo tempo, marcou e fez 2 a 1.
A péssima atuação do setor esquerdo da defesa, no entanto, enterrou qualquer chance de triunfo. Com a derrota de virada por 3 a 2, o Timão terminou o Brasileirão na sétima posição e fora da Libertadores de 2017.
As duas últimas vagas na fase preliminar da competição continental ficaram com o Botafogo, que bateu os reservas do Grêmio por 1 a 0, e com o Atlético-PR, que segurou um empate sem gols com o Flamengo.
O resultado do Furacão, aliado à vitória do Santos por 1 a 0 sobre o América-MG, também decretou o rumo da taça de vice-campeão brasileiro: ela irá para a Vila Belmiro, e ficará em poder do Peixe.
No fim da emocionante rodada, também sobraram lágrimas para o Internacional, que não passou de um empate por 1 a 1 com o Fluminense e terá que disputar a Segunda Divisão pela primeira vez em sua história na temporada 2017.
No jogo disputado em Mesquita, o Fluminense, que perdeu um pênalti com Richarlison, saiu na frente com Douglas, mas cedeu o empate para o Inter, que marcou com Ferrareis. O ponto conquistado, no entanto, foi inútil, mesmo com a derrota do Vitória para os reservas do Palmeiras.
O Sport, que também entrou na rodada ameaçado pela queda, bateu o Figueirense por 2 a 0 e garantiu permanência na elite nacional para a próxima temporada.