Até mesmo os líderes governistas no Congresso falam mal do projeto de reforma da Previdência que Michel Temer mandou aos parlamentares. A certeza é de que a proposta será modificada.

O deputado José Carlos Aleluia, vice-líder do DEM, avaliou que é preciso fazer mudanças. "Claro que a proposta será discutida, inclusive com a sociedade, para buscar ajustes e transição. O Governo mandou o que gostaria de ver aprovado, mas é preciso estabelecer uma transição. pessoas que estão próximas de adquirir aposentadoria terão que ter tratamento distinto daqueles que estão entrando agora no novo sistema previdenciário", disse.

 

Mais um aliado que vê polêmicas no projeto é o deputado Rogério Rosso, líder do PSD. Segundo ele, os debates serão intensos: "nenhuma dúvida. A PEC do teto de gastos é um conceito de gestão. A Previdência é a mudança de regra. A transição e a idade serão grandes embates".

 

O PT avaliou apresentar um paralelo da reforma. José Geraldo (PT-PA) disse que o projeto da reforma previdenciária virou piada nacional. "Ela é muito ruim, um massacre ao trabalhador brasileiro", disse.

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, quer instalar a comissão da reforma da Previdência para antecipar o debate e a votação já poderia começar no início das atividades do Congresso no próximo ano.

*Informações do repórter José Maria Trindade